A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos os objetivos a que nos propomos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Assim, lançamos uma proposta metodológica de ação, um projeto didático interdisciplinar que a priori foi desenvolvido a partir das perspectivas locais da comunidade do Guaibim, local onde situa-se a nossa escola, localidade de exuberante beleza natural e fortemente marcada por problemas ambientais. Esse projeto se desenvolverá a partir das perspectivas do tema Transversal Meio Ambiente, da Carta da Terra e da Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 que dispõe sobre a educação Ambiental discutindo os problemas locais e globais e gerando propostas e instrumentos de ação. Que sejamos capazes de fazer muito mais do que apenas usar quadro e giz, papel e caneta.
Objetivo Geral
Desenvolver a consciência crítica ambiental, gerando hábitos e atitudes que promovam a preservação e o desenvolvimento de uma comunidade sustentável.
Objetivos Específicos
A. Dialogar com a comunidade escolar sobre a temática meio ambiente;
B. Reconhecer a pessoa humana como parte integrante do meio ambiente;
C. Valorizar a vida em todas as espécies existentes;
D. Conhecer os principais problemas ambientais locais, suas causas e conseqüências;
E. Elaborar coletivamente carta de compromissos da comunidade escolar com o meio ambiente;
F. Debater sobre os problemas ambientais;
G. Planejar coletivamente ações que contribuam para a qualidade de vida na escola e na comunidade;
H. Criar slogans para campanhas ambientais;
I. Elaborar o informativo trimestral sobre as ações do projeto de cada turma;
J. Reconhecer os Biomas locais;
K. Realizar pesquisas científicas sobre os problemas ambientais locais;
L. Elaborar um portifólio sobre o projeto
M. Criar uma blog para socializar as atividades desenvolvidas no projeto;
N. Promover encontros, mesas redondas, palestras, cursos,etc... com a comunidade escolar e local.
O. Envolver a família no desenvolvimento das ações;
P. Realizar encontros entre as famílias para avaliar as ações do projeto;
Q. Elaborar documento das responsabilidades da comunidade do guaibim com o meio ambiente, reunindo representantes dos vários segmentos sociais;
R. Realizar encontros entre o poder público e a comunidade escolar;
S. Estabelecer ações parceiras que serão desenvolvidas na comunidade.
T. Elaborar a agenda 21 na escola;
U. Mobilizar a comunidade para elaboração de uma carta que será encaminhada ao poder público com as responsabilidades coletivas e individuais assumidas pela comunidade e apontando possíveis contrapartidas do poder público.
Optou-se por uma metodologia dialógica que será permeada pelos seguintes eixos temáticos:
1. Consumo consciente e meio ambiente
2. Lixo nosso de cada dia – Do Lixo ao Luxo
3.Turismo e meio ambiente
4. Água fonte de vida
5. Saúde, higiene e meio ambiente
6. Comércio e desenvolvimento Sustentável .
As ações estão sendo desenvolvidas.Acompanhe o nosso cronograma:
Período | AÇÕES |
Setembro/Outubro | DISCUSSÕES, PALESTRAS, EXPOSIÇÃO, PESQUISA DE CAMPO. |
AGOSTO 16/08 | OLÍMPIADAS BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA-OFICINAS NAS SALAS DE AULA/ SELEÇÃO DOS TEXTOS QUE SERÃO ENVIADOS A COMISSÃO MUNICIPAL |
Outubro | FÓRUM DE DEBATES COM A COMUNIDADE DO GUAIBIM |
Novembro | ENCONTRO ENTRE OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE E O PODER PÚBLICO. |
Meses de outubro a de | Inicio da construção da III Mostra cultural: (sugestão de tema) Consumo sustentável para uma vida saudável |
Outubro | Produção do Jornal- Gestar II |
03 de Dezembro | REALIZAÇÃO DA III MOSTRA CULTURAL |
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