sábado, 20 de novembro de 2010

CARTA CONVITE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ALOÍSIO EVANGELISTA DA FONSECA

Guaibim-Valença, 19 de Novembro de 2010.
Prezado (a) Senhor (a)

Durante milênios o homem explorou os recursos naturais sem se preocupar com as conseqüências: desmatamento, poluição, fome, miséria, acúmulo de lixo... Os hábitos humanos e a aceleração do desenvolvimento econômico em todas as épocas, na busca de riquezas e de poder continuam acelerando a destruição do nosso planeta e conseqüentemente da vida na terra.
A educação ambiental é fundamental no contexto escolar e comunitário para que desenvolva-se sujeitos críticos e autônomos capazes de atuar na desaceleração da destruição planetária. Educando jovens e crianças pode-se mudar hábitos e formas de encarar o ambiente que começam desde um simples escovar de dentes até o uso desordenado de energia elétrica gerado pelo luxo das minorias. Agir de forma individual e local em defesa da vida é exercer a cidadania, principio fundamental da educação.
Cada individuo precisa ser educado para a compreensão de que ele faz parte do meio ambiente e que todos os fatores destrutivos cedo ou tarde atingirão de forma irreversível sua existência. Fundamenta-se nesses princípios o trabalho que vem sendo desenvolvido no dia a dia da sala de aula discutindo e ampliando as idéias dos nossos estudantes sobre as questões ambientais locais. Entretanto, precisamos unir a escola aos diversos segmentos sociais e empresariais locais nessa discussão, buscando formar uma carta de nossas responsabilidades individuais e coletivas em defesa da vida no lugar onde vivemos e trabalhamos. Essa carta de responsabilidades promoverá ações que deverão ser assumidas por todos, em defesa das questões ambientais.

Portanto, esperamos contar com sua presença no Encontro de discussão e elaboração dessa carta de responsabilidades a serem assumidas por todos, que acontecerá em nossa escola no dia 24 de novembro às 18h30min.

Equipe EMAEF

2 comentários:

  1. Vereador Reginaldo Araújo5 de dezembro de 2010 às 06:05

    Olá, caros professores e demais profissionais da EMAEF!
    Na semana passada, na camara, fiz uma MOÇÃO DE APLAUSOS para voces(O funcionario da camara irá levar o documento para voces). Na moção, felicito a diretora e demais profissionais da educação da escola Aloísio Fonseca pelo Encontro de discussão e elaboração da "Carta de Responsabilidades". O evento realizado demonstra o compromisso e a responsabilidade com a qualidade de vida do povo do Guaibim e de nosso município.
    "Precisamos de outro paradigma civilizatório que tenha uma relação não destrutiva com a natureza, que atenda nossas necessidades, portanto que seja sustentável. Caso contrário não teremos mais futuro... Precisamos de outra ótica que fundará uma nova ética. A ótica é que somos parte do vasto universo em evolução, filhos e filhas da Terra que é viva e somos um dos membros da grande comunidade de vida. O sentido de interdependência e de parentesco nos torna os cuidadores naturais de todas as formas de vida. Há que satisfazer nossas necessidades, de forma justa e eqüitativa, com um manejo respeitoso da generosidade da Terra, mas sem devastá-la e sempre procurando repor o que tiramos. Isso exige novos valores, diferentes instituições e modos de vida. Esse é o "modo sustentável de vida" que nos salvará.
    Leonardo Boff

    abraços e parabens pelo fantastico trabalho que voces estão fazendo! Ítala, voce, Ilka e os demais profissionais desta escola mostram que quando se tem compromisso, podemos fazer educação de qualidade. Abraços!

    Reginaldo Araújo

    ResponderExcluir
  2. Vereador Reaginaldo Araújo5 de dezembro de 2010 às 06:12

    Caros amigos da Escola Aloisio Fonseca
    Gadotti diz(e eu concordo plenamente) que
    Nós não podemos nunca perder o censo crítico e a capacidade de sonhar. Um professor que não sonha, que não pensa, que não tem um projeto de vida, é incompetente. Faz parte da competência dele a utopia, o sonho, o compromisso, a vontade de mudar as coisas. Porque ele educa um mundo que está em construção, portanto o sonho faz parte do projeto educativo. Infelizmente, há um desencantamento, mas existem pessoas com muita vontade e são essas pessoas que fazem que a escola pública tenha um sentido.

    Voces, da EMAEF são um claro exemplo de determinação, de encantamento pela arte de educar e estão propiciando que a Escola pública tenha sentido, sendo melhor, mais humana e capaz de transformar sonhos em realidades.
    Estou à inteira disposição para participar, junto com voces,de todos os projetos que vcs venham a desenvolver.

    parabéns!

    Vereador Reginaldo Araújo

    ResponderExcluir